Blog entry by Cursos MOOC IF Goiano
Curso 100% online e sem tutoria
O curso de “ Introdução ao Desenvolvimento de jogos: GameMaker", tem como objetivo capacitar os participantes no uso do GameMaker Studio para a criação de jogos digitais. Ao longo da formação, serão trabalhados desde os conceitos fundamentais de programação até a construção de um jogo completo no estilo Vampire Survivors.
Carga horária: 30 horas, com o prazo máximo de até (45 dias) quarenta e cinco dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: O curso poderá ser melhor aproveitado caso o participante tenha ensino fundamental completo.
Público alvo: o curso é destinado à comunidade interna e externa do IF Goiano, que tenha concluído o ensino fundamental.
Os Conteúdos do curso estão organizados em (04) quatro módulos:
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Módulo I - Introdução aos Conceitos Fundamentais: Apresentação do Curso e Instalação da GameMaker: Visão geral, objetivos e instalação da ferramenta.
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Módulo II - Criando a Base do Jogo: Conceitos Básicos do Estilo 'Vampire Survivors': Movimentação, colisão e mecânicas essenciais do gênero; Construindo o Cenário e Importação de Assets: Criando níveis, adicionando sprites e estruturando o ambiente do jogo.
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Módulo III - Mecânicas Avançadas de Personagem e Interface: Configuração de movimentação com teclado e joystick; Ajustes de velocidade, aceleração e limites do cenário; Correção de problemas comuns de colisão e fluidez; Criação de HUD com barras de vida, energia, estamina e ícones de status; Conexão da HUD com eventos do jogo.
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Módulo IV - Otimização, Menus e Finalização do Projeto: Object pooling para reaproveitamento de inimigos; Uso de alarmes para spawn e cooldowns; Spawn circular ao redor do player; Criação de menu inicial e de fim de jogo; Sistema de pontuação; Controle global de pausa e fim de jogo.
Metodologia: O curso é autoinstrucional, permitindo que você organize seus estudos nos dias e horários que melhor se adequem à sua rotina. Não há acompanhamento de professor ou tutor, sendo o participante o principal responsável pelo próprio aprendizado. O conteúdo é apresentado de forma dinâmica, por meio de vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.