Blog do site
Curso 100% online e sem tutoria
O curso de redação “Trilha Enem” é destinado a quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para vestibulares ou para certames públicos. O objetivo principal é desenvolver as competências e habilidades necessárias para a produção de um texto dissertativo-argumentativo.
Carga horária: 60 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores da educação básica e do ensino superior, alunos do ensino médio e superior e demais interessados.
Conteúdos:
- Módulo I - Gêneros e tipos textuais e suas classificações: Neste módulo, serão trabalhados os tipos e gêneros textuais, suas classificações e exemplos com o objetivo de identificar os tipos de textos na produção textual (redação) para uma melhor compreensão de como aplicar esses conceitos na produção textual.
- Módulo II - Conceitos sobre a estrutura do texto dissertativo e argumentativo: Neste módulo, serão abordados conceitos do texto dissertativo-argumentativo, apresentando sua estrutura, características, macro e microestrutura textual, além de tratar da construção do projeto de texto e compreensão de um tema.
- Módulo III - Mecanismos estruturais de coesão e coerência textual. Principais “erros” na construção do texto dissertativo-argumentativo: Aqui serão trabalhados os mecanismos de coesão e coerência, suas classificações e exemplos com o objetivo de aprender conectar partes do texto na produção textual. Também serão apresentados os principais erros gramaticais na produção textual.
- Módulo IV - Explanação das cinco competências cobradas no Enem: Neste módulo, serão discutidas as cinco competências que a avaliação do Enem cobra da produção textual (texto dissertativo-argumentativo) e também as especificidades de cada uma dessas competências.
- Módulo V - Tratar sobre os repertórios socioculturais. Apresentar os principais erros na construção do texto dissertativo-argumentativo: Neste último módulo, será abordado o repertório sociocultural com o intuito de identificar onde será apresentado os seus conceitos e definições, os acontecimentos relevantes, os eixos temáticos importantes, os teóricos e intelectuais, as obras literárias, os filmes, as séries e documentários. Também será orientado em como utilizar esses mecanismos de forma adequada. Os principais “erros” na construção textual:
- Concordância verbal e nominal incorretas
- Pontuação inadequada
- Erro de acentuação gráfica
- Uso incorreto da crase
- Erros de ortografia
- Erros de coesão e coerência
- Usar ou não o título.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, fóruns, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Sejam bem-vindo(a) ao curso “Como construir salas virtuais interativas e dialógicas”
O curso visa auxiliar professores a compreender e implementar algumas formas e técnicas na construção de um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O conteúdo é destinado aos docentes e demais profissionais da educação, interessados em utilizar recursos interativos na criação de salas virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
. Espera-se que o concluinte deste curso aprenda conceitos referentes à:
-
EaD e Ambiente Virtual de Aprendizagem
-
Metodologias Ativas de Aprendizagem
-
Métodos Ativos de Aprendizagem
-
Conhecendo o Moodle
-
Introdução ao Moodle
-
Introdução à Gamificação no Moodle
O curso possui uma carga horária de 25h e está organizado em três módulos, a saber:
Ao concluir os três módulos você terá acesso às abas "Avaliação do Curso" e "Certificado de Conclusão". Você só terá acesso a essas duas abas após realizar todas as atividades dos módulos anteriores.
O curso não pretende esgotar todo o conhecimento acerca do tema, no entanto, servirá de guia para você ter condições posteriores de aprofundar os seus conhecimentos.
O conteúdo de cada módulo é apresentado em forma de textos, vídeos, e uma pequena atividade avaliativa, onde o você deverá obter no mínimo 60% de aproveitamento para a emissão do certificado.
O módulo seguinte somente ficará disponível se você acessar todo o conteúdo disponibilizado no módulo corrente e responder seu respectivo questionário.
Avaliação do curso – Você deverá realizar todas as atividades do módulo e ao final responder o questionário de avaliação de satisfação do curso, com intuito de melhoria para as próximas ofertas.
Emissão do Certificado: Para a emissão do certificado você deverá realizar a atividade avaliativa de cada módulo como critério de aprovação, e com isso precisará obrigatoriamente realizar todo percurso proposto, devendo alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Clique para entrar neste cursoCurso 100% online e sem tutoria
O curso “Matemática básica: Funções” tem como objetivo proporcionar ao estudante dos anos iniciais dos cursos superiores, nas disciplinas de "Cálculo diferencial e integral" e, também aos interessados, uma alternativa na busca de atualizar, aprimorar e, até mesmo, praticar os conhecimentos na área de matemática do ensino básico no conteúdo de funções.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de 2 (dois) meses para conclusão, contando a partir do momento de inscrição. Caso ultrapasse esse tempo, será necessário realizar outra matrícula e reiniciar o curso.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Para a realização do curso, o interessado precisará ter acesso a um computador ou aparelho celular, com acesso à internet, visto que o curso será disponibilizado em plataforma online oferecida pela instituição, e também precisada de material como caderno, lápis, borracha, calculadora, etc. para a prática na resolução dos exercício.
Pré-requisitos para o curso: Conhecimento dos conteúdos apresentados no ensino básico referente ao ensino fundamental.
Público alvo: Estudantes das disciplinas de “cálculo diferencial e integral” e demais interessados.
Conteúdos:
- Módulo 1: Função e Função Afim
- Módulo 2: Função Quadrática
- Módulo 3: Função Exponencial
- Módulo 4: Função Logarítmica
Metodologia: O estudante precisará de um computador ou celular com internet para acessar a plataforma da instituição e também de papel e lápis ou caneta, para realizar as atividades.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Clique para entrar neste curso
Oficina de Videoaulas na prática
O curso tem como objetivo introduzir o conhecimento técnico e teórico de videoaulas na prática com dicas importantes para a comunidade docente.
Carga horária: 8 horas.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos: Ter concluído o Mooc de gravação de videoaulas.
Público-alvo: Interessados em geral.
Conteúdo: Estabelecer critérios e procedimentos para o planejamento e produção de videoaulas significativas.
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
Clique para entrar neste curso
Curso 100% online e sem tutoria
O curso tem como objetivo introduzir o conhecimento técnico e teórico de gravação de videoaulas com dicas importantes na produção de um roteiro e na organização de tempo e apresentação na hora de gravar.
Carga horária: 30 horas, com prazo máximo de 45 dias para conclusão.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos: Interessados pelo tema do curso.
Público-alvo: Interessados em geral.
Conteúdos:
- Pré-Produção de videoaula
- Produção de videoaula
Aqui serão apresentadas dicas sobre o tempo ideal para gravação de uma videoaula e como organizar o tempo para apresentação do conteúdo se tornar interessante, prendendo a atenção do aluno até o fim da aula. Também são dadas dicas importantes de como fazer uma boa apresentação do vídeo (organizar a composição das cores nos textos, imagens e visual) e como perder a timidez e controlar a ansiedade nas gravações de vídeo.
- Pós-Produção de videoaula
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
Curso 100% online e sem tutoria
O curso tem como objetivo abordar os principais tópicos referente ao Framework Django de modo prático. Será utilizado o Framework para construir, com base na teoria apresentada ao longo deste curso, um sistema web denominado Acadêmico.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de 02(dois) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português
Requisitos técnicos:
- Conexão mínima de 5Mbps
- Sistema operacional Windows 10 ou Linux (qualquer distribuição)
- Ferramentas Python, Git e IDE de desenvolvimento instaladas
Pré-requisitos para o curso:
- Conhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript
- Python básico (variáveis, loops, funções e Orientação à Objetos)
- Conhecimento sobre linha de comando
- Conhecimentos básicos da ferramenta GIT
Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos e de graduação na área de tecnologia da informação e estende-se a todos que tenham interesse em desenvolvimento web
Conteúdo:
- Introdução ao Django
- Apps (Aplicaçlões), Rotas e Views
- Templates e Arquivos Estáticos
- Django Admin
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Curso 100% online e sem tutoria
O curso Educação e Inovação Maker introduz a cultura maker, desde os seus aspectos históricos, teóricos e epistemológicos, até a situação atual do movimento maker. São apresentadas as principais características, ambientes e espaços da cultura maker. Além disso trabalha aspectos da cultura maker nas áreas de educação e inovação, aproveitando sinergias com outras metodologias como metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos e design thinking.
Carga horária: 30 horas, com o prazo máximo de 01(um) mês para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores da educação básica e do ensino superior, alunos do ensino médio e superior e interessados
Conteúdos:
- Introdução à cultura maker
- Educação maker
- Inovação e empreendedorismo maker
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, fórum, textos e atividades
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Curso 100% online e sem tutoria
O curso apresenta o conceito de fontes de informação e seus variados tipos. Além disso, serão abordadas algumas fontes secundárias (Periódicos, bases de dados, repositórios), com orientação à pesquisa por meio da utilização da busca avançada em suas bases de dados e aplicação de técnicas de pesquisa, como os operadores booleanos, que atuam como palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa.
Carga horária: 50 horas, com o prazo máximo de 03(três) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir matrícula ativa em qualquer instituição Federal para ter acesso à rede CAFe
Público alvo: Estudantes e professores que tenham acesso ao Portal de periódico da Capes ( com matrícula ativa em qualquer instituição Federal).
*Interessados que não possuem esse vínculo, poderá se inscrever com a restrição acesso apenas ao conteúdo aberto do portal.
Conteúdo:
- Conceito de fontes de informação, critérios para avaliação da informação e recursos de busca em bibliotecas e bases
- Conhecer a Capes e o Portal de Periódicos da Capes, bem como a sua utilização
- Conhecer algumas bases de pesquisa indexadas pelo Portal; Tutorial para pesquisa na BDTD; Scielo; Scopus
- Conhecer gerenciadores bibliográficos e um breve tutorial sobre o Mendeley
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Curso 100% online e sem tutoria
Trata de um curso básico para quem deseja iniciar estudos sobre práticas educativas na área de Educação Especial, um ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência.
Carga horária: 20 horas, com o prazo máximo de 01(um) mês para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Técnicos Administrativos em Educação, membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) dos institutos federais de educação e interessados.
Conteúdos:
- Práticas de Colaboração
- Práticas de Avaliação
- Práticas de Instrução
- Práticas com foco em Aspectos sociais, emocionais e comportamentais
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
Curso 100% online e sem tutoria!!!
O curso aborda uma introdução no universo da produção artesanal de cervejas de forma teórica, apresentando as definições básicas sobre o processo e equipamentos necessários. Discuti elementos iniciais da produção caseira de cerveja, bem com noções de higiene e segurança na elaboração de alimentos. Também busca elevar o conhecimento científico e tecnológico da comunidade.
Carga horária: 20 horas, com o prazo máximo de 01(um) mês para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Ser maior de 18 anos de idade e possuir interesse no tema.
Público alvo: Maior de 18 anos que atua na área de indústria cervejeira e setores afins (bares, restaurantes, revendas etc.) e demais interessados.
Conteúdos:
- - Introdução à cerveja
- - Matérias-primas: malte, lúpulos, fermento, água e adjuntos
- - Processo de produção e equipamentos artesanais
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.