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O curso apresenta e discute conceitos relacionados aos fundamentos históricos e políticos e da aprendizagem na Educação Especial e Inclusiva. As aulas estimulam, a partir de conhecimentos científicos e socialmente consolidados, a reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos sobre a Educação Especial e Inclusiva na perspectiva social da deficiência.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ Módulo I - Trajetória da construção social da deficiência
✔️ Módulo II - Inclusão como novo paradigma social
✔️ Módulo III - Pressupostos legais e políticos da Educação Especial e Inclusiva
✔️ Módulo IV - Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
✔️ Módulo VI - Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
✔️ Módulo V - Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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O curso Libras para Professores proporcionará aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos, levando-os a conhecer sinais, frases e aspectos gramaticais, possibilitando assim a aprendizagem de conversações básicas em Libras para o contexto de sala de aula. Espera-se que ao final do curso o concluinte seja capaz de conversar diretamente com o estudante surdo, sinta menos receio de conversar em Libras e desperte o interesse em aprofundar o estudo de sinais da Libras.
Carga horária: O curso terá 40 horas, com o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse em aprender conversação básica em Libras para ser capaz de conversar com o estudante surdo.
Conteúdos:
✔️ Módulo I -Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Panorama da Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Alfabeto Manual.
• Números em Libras.
✔️ Módulo II - Conversando com o estudante surdo I.
• Cumprimentos em Libras.
• Aspectos da Cultura Surda.
• Dias da Semana em Libras.
• Meses do Ano em Libras.
✔️ Módulo III - Conversando como estudante surdo II.
• Frases em Libras.
• A importância do trabalho colaborativo entre o professor e o intérprete educacional.
✔️ Módulo IV - Conversando como estudante surdo III.
• Frases em Libras.
• Inclusão comunicacional.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos por meio de vídeo aulas e textos.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Curso 100% online e sem tutoria
Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania).
Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.
Ao concluir este curso, você será capaz de:
✔️ Compreender os fundamentos teóricos e conceituais da religião como fenômeno cultural e social, explorando seus elementos constitutivos e sua importância na formação das sociedades.
✔️ Analisar a diversidade religiosa no contexto brasileiro, reconhecendo a pluralidade de tradições, símbolos e práticas que enriquecem nossa cultura.
✔️Desenvolver uma perspectiva crítica e reflexiva sobre o papel da religião na construção da identidade cultural brasileira, valorizando o diálogo inter-religioso e o respeito mútuo.
Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60 dias para conclusão.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.
Conteúdos
- Definição do Conceito de Religião e Diversidade na Composição da Cultura Brasileira
- Estudos sobre a experiência religiosa e sua conexão com o sagrado
- A Diversidade Religiosa no Brasil
- A Formação de uma Matriz Religiosa Brasileira: A Religião como Formação de Mundo(s)
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
Curso 100% online e sem tutoria
Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania).
Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.
Ao concluir este curso, você será capaz de:
✔️ Compreender as causas e manifestações da intolerância religiosa no Brasil;
✔️ Avaliar as consequências dessa prática no ambiente escolar e discutir formas de preveni-la;
✔️Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade religiosa e enfrentem a intolerância nas escolas.
Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60 dias para conclusão.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.
Conteúdos
- Intolerância Religiosa no Contexto Escolar
- Legislação e Direitos Relacionados à Liberdade Religiosa no Ambiente Escolar
- O Contexto Escolar e Estratégias de Prevenção à Intolerância Religiosa
- Prevenção, Intervenção e Construção de um Ambiente Escolar Inclusivo
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
O curso de “Curadoria da Informação” tem por objetivo oportunizar aos docentes de Língua Portuguesa uma formação continuada em Curadoria da Informação com o propósito de auxiliar os professores nas práticas pedagógicas relacionadas aos gêneros oriundos da internet a fim de desenvolver a Competência 5, proposta pela BNCC (2018).
Carga horária: 50 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Docentes e demais profissionais da educação pertencentes a comunidade interna ou externa ao IF Goiano, que tenham interesse em aprofundar no tema.
Conteúdos:
✔️ Módulo I - Informação, Multimodalidade e Multissemiose.
• A transmutação de gêneros textuais.
• A Internet como esfera do discurso.
• Definição dos conceitos de multimodalidade e multissemiose.
• Aplicação dos conceitos em textos retirados da internet.
✔️ Módulo II - BNCC, Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional.
• Bases epistemológicas da BNCC. A cultura digital.
• Formação e desenvolvimento do pensamento computacional.
✔️ Módulo III - Curadoria da Informação.
• O que é curadoria da informação.
• Como se tornar um curador da informação.
• (Des)Informação.
• Fake News e manipulação de informação.
• A Curadoria da informação nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na produção textual.
• Aplicação dos conceitos no contexto da sala de aula.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 3 (três) módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.
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Curso 100% online e sem tutoria
O curso de redação “Trilha Enem” é destinado a quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para vestibulares ou para certames públicos. O objetivo principal é desenvolver as competências e habilidades necessárias para a produção de um texto dissertativo-argumentativo.
Carga horária: 60 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores da educação básica e do ensino superior, alunos do ensino médio e superior e demais interessados.
Conteúdos:
- Módulo I - Gêneros e tipos textuais e suas classificações: Neste módulo, serão trabalhados os tipos e gêneros textuais, suas classificações e exemplos com o objetivo de identificar os tipos de textos na produção textual (redação) para uma melhor compreensão de como aplicar esses conceitos na produção textual.
- Módulo II - Conceitos sobre a estrutura do texto dissertativo e argumentativo: Neste módulo, serão abordados conceitos do texto dissertativo-argumentativo, apresentando sua estrutura, características, macro e microestrutura textual, além de tratar da construção do projeto de texto e compreensão de um tema.
- Módulo III - Mecanismos estruturais de coesão e coerência textual. Principais “erros” na construção do texto dissertativo-argumentativo: Aqui serão trabalhados os mecanismos de coesão e coerência, suas classificações e exemplos com o objetivo de aprender conectar partes do texto na produção textual. Também serão apresentados os principais erros gramaticais na produção textual.
- Módulo IV - Explanação das cinco competências cobradas no Enem: Neste módulo, serão discutidas as cinco competências que a avaliação do Enem cobra da produção textual (texto dissertativo-argumentativo) e também as especificidades de cada uma dessas competências.
- Módulo V - Tratar sobre os repertórios socioculturais. Apresentar os principais erros na construção do texto dissertativo-argumentativo: Neste último módulo, será abordado o repertório sociocultural com o intuito de identificar onde será apresentado os seus conceitos e definições, os acontecimentos relevantes, os eixos temáticos importantes, os teóricos e intelectuais, as obras literárias, os filmes, as séries e documentários. Também será orientado em como utilizar esses mecanismos de forma adequada. Os principais “erros” na construção textual:
- Concordância verbal e nominal incorretas
- Pontuação inadequada
- Erro de acentuação gráfica
- Uso incorreto da crase
- Erros de ortografia
- Erros de coesão e coerência
- Usar ou não o título.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, fóruns, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.

Sejam bem-vindo(a) ao curso “Como construir salas virtuais interativas e dialógicas”
O curso visa auxiliar professores a compreender e implementar algumas formas e técnicas na construção de um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O conteúdo é destinado aos docentes e demais profissionais da educação, interessados em utilizar recursos interativos na criação de salas virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
. Espera-se que o concluinte deste curso aprenda conceitos referentes à:
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EaD e Ambiente Virtual de Aprendizagem
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Metodologias Ativas de Aprendizagem
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Métodos Ativos de Aprendizagem
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Conhecendo o Moodle
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Introdução ao Moodle
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Introdução à Gamificação no Moodle
O curso possui uma carga horária de 25h e está organizado em três módulos, a saber:
Ao concluir os três módulos você terá acesso às abas "Avaliação do Curso" e "Certificado de Conclusão". Você só terá acesso a essas duas abas após realizar todas as atividades dos módulos anteriores.
O curso não pretende esgotar todo o conhecimento acerca do tema, no entanto, servirá de guia para você ter condições posteriores de aprofundar os seus conhecimentos.
O conteúdo de cada módulo é apresentado em forma de textos, vídeos, e uma pequena atividade avaliativa, onde o você deverá obter no mínimo 60% de aproveitamento para a emissão do certificado.
O módulo seguinte somente ficará disponível se você acessar todo o conteúdo disponibilizado no módulo corrente e responder seu respectivo questionário.
Avaliação do curso – Você deverá realizar todas as atividades do módulo e ao final responder o questionário de avaliação de satisfação do curso, com intuito de melhoria para as próximas ofertas.
Emissão do Certificado: Para a emissão do certificado você deverá realizar a atividade avaliativa de cada módulo como critério de aprovação, e com isso precisará obrigatoriamente realizar todo percurso proposto, devendo alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
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O curso “Matemática básica: Funções” tem como objetivo proporcionar ao estudante dos anos iniciais dos cursos superiores, nas disciplinas de "Cálculo diferencial e integral" e, também aos interessados, uma alternativa na busca de atualizar, aprimorar e, até mesmo, praticar os conhecimentos na área de matemática do ensino básico no conteúdo de funções.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de 2 (dois) meses para conclusão, contando a partir do momento de inscrição. Caso ultrapasse esse tempo, será necessário realizar outra matrícula e reiniciar o curso.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Para a realização do curso, o interessado precisará ter acesso a um computador ou aparelho celular, com acesso à internet, visto que o curso será disponibilizado em plataforma online oferecida pela instituição, e também precisada de material como caderno, lápis, borracha, calculadora, etc. para a prática na resolução dos exercício.
Pré-requisitos para o curso: Conhecimento dos conteúdos apresentados no ensino básico referente ao ensino fundamental.
Público alvo: Estudantes das disciplinas de “cálculo diferencial e integral” e demais interessados.
Conteúdos:
- Módulo 1: Função e Função Afim
- Módulo 2: Função Quadrática
- Módulo 3: Função Exponencial
- Módulo 4: Função Logarítmica
Metodologia: O estudante precisará de um computador ou celular com internet para acessar a plataforma da instituição e também de papel e lápis ou caneta, para realizar as atividades.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.
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Curso 100% online e sem tutoria
O curso tem como objetivo introduzir o conhecimento técnico e teórico de gravação de videoaulas com dicas importantes na produção de um roteiro e na organização de tempo e apresentação na hora de gravar.
Carga horária: 30 horas, com prazo máximo de 45 dias para conclusão.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos: Interessados pelo tema do curso.
Público-alvo: Interessados em geral.
Conteúdos:
- Pré-Produção de videoaula
- Produção de videoaula
Aqui serão apresentadas dicas sobre o tempo ideal para gravação de uma videoaula e como organizar o tempo para apresentação do conteúdo se tornar interessante, prendendo a atenção do aluno até o fim da aula. Também são dadas dicas importantes de como fazer uma boa apresentação do vídeo (organizar a composição das cores nos textos, imagens e visual) e como perder a timidez e controlar a ansiedade nas gravações de vídeo.
- Pós-Produção de videoaula
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
Curso 100% online e sem tutoria
O curso tem como objetivo abordar os principais tópicos referente ao Framework Django de modo prático. Será utilizado o Framework para construir, com base na teoria apresentada ao longo deste curso, um sistema web denominado Acadêmico.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de 02(dois) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português
Requisitos técnicos:
- Conexão mínima de 5Mbps
- Sistema operacional Windows 10 ou Linux (qualquer distribuição)
- Ferramentas Python, Git e IDE de desenvolvimento instaladas
Pré-requisitos para o curso:
- Conhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript
- Python básico (variáveis, loops, funções e Orientação à Objetos)
- Conhecimento sobre linha de comando
- Conhecimentos básicos da ferramenta GIT
Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos e de graduação na área de tecnologia da informação e estende-se a todos que tenham interesse em desenvolvimento web
Conteúdo:
- Introdução ao Django
- Apps (Aplicaçlões), Rotas e Views
- Templates e Arquivos Estáticos
- Django Admin
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.