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Curso 100% online e sem tutoria
O curso de “INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM PYTHON ", tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão dos conceitos fundamentais de programação, capacitando-os a resolver problemas computacionais e a prosseguir de forma autônoma no aprendizado da área de desenvolvimento de software.
Carga horária: 30 horas, com o prazo máximo de até (45 dias) quarenta e cinco dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: O curso poderá ser melhor aproveitado caso o participante tenha ensino fundamental completo.
Público alvo: o curso é destinado à comunidade interna e externa do IF Goiano, que tenha concluído o ensino fundamental.
Os Conteúdos do curso estão organizados em (05) cinco módulos:
Módulo I - Entrada e Saída: Neste módulo será feita a Introdução ao curso; instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento; instalação e configuração do Python; conceitos básicos: execução de scripts Python no terminal e em IDEs; sintaxe, indentação e comentários.
● Módulo II - Tipo de Dados e Operadores: Neste módulo será explicado: Tipos de dados primitivos: inteiros, floats, strings e booleanos; variáveis e operadores básicos (aritméticos, relacionais e lógicos); manipulação de strings: fatiamento, métodos básicos e concatenação; conversão de tipos de dados.
● Módulo III - Estruturas Condicionais: Neste módulo serão tratados os operadores relacionais e lógicos, estruturas lógicas(if, elif e else), expressões booleanas e curto-circuito lógico.
● Módulo IV - Estruturas de Repetição: Neste módulo será tratado sobre laços for e while, uso do range(), enumerate() e zip(), e controle de fluxo(break, continue e pass).
● Módulo V - Estruturas de Dados Homogêneas: Neste módulo será tratado sobre a seguintes estruturas Listas (list: criação, indexação, métodos e manipulação), dicionários (dict: chave-valor, manipulação e métodos) e conjuntos (set: operações matemáticas e remoção de duplicatas).
Metodologia: O curso é autoinstrucional, permitindo que você organize seus estudos nos dias e horários que melhor se adequem à sua rotina. Não há acompanhamento de professor ou tutor, sendo o participante o principal responsável pelo próprio aprendizado. O conteúdo é apresentado de forma dinâmica, por meio de vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.

Curso 100% online e sem tutoria
O curso de “ Introdução ao Desenvolvimento de jogos: GameMaker", tem como objetivo capacitar os participantes no uso do GameMaker Studio para a criação de jogos digitais. Ao longo da formação, serão trabalhados desde os conceitos fundamentais de programação até a construção de um jogo completo no estilo Vampire Survivors.
Carga horária: 30 horas, com o prazo máximo de até (45 dias) quarenta e cinco dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: O curso poderá ser melhor aproveitado caso o participante tenha ensino fundamental completo.
Público alvo: o curso é destinado à comunidade interna e externa do IF Goiano, que tenha concluído o ensino fundamental.
Os Conteúdos do curso estão organizados em (04) quatro módulos:
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Módulo I - Introdução aos Conceitos Fundamentais: Apresentação do Curso e Instalação da GameMaker: Visão geral, objetivos e instalação da ferramenta.
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Módulo II - Criando a Base do Jogo: Conceitos Básicos do Estilo 'Vampire Survivors': Movimentação, colisão e mecânicas essenciais do gênero; Construindo o Cenário e Importação de Assets: Criando níveis, adicionando sprites e estruturando o ambiente do jogo.
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Módulo III - Mecânicas Avançadas de Personagem e Interface: Configuração de movimentação com teclado e joystick; Ajustes de velocidade, aceleração e limites do cenário; Correção de problemas comuns de colisão e fluidez; Criação de HUD com barras de vida, energia, estamina e ícones de status; Conexão da HUD com eventos do jogo.
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Módulo IV - Otimização, Menus e Finalização do Projeto: Object pooling para reaproveitamento de inimigos; Uso de alarmes para spawn e cooldowns; Spawn circular ao redor do player; Criação de menu inicial e de fim de jogo; Sistema de pontuação; Controle global de pausa e fim de jogo.
Metodologia: O curso é autoinstrucional, permitindo que você organize seus estudos nos dias e horários que melhor se adequem à sua rotina. Não há acompanhamento de professor ou tutor, sendo o participante o principal responsável pelo próprio aprendizado. O conteúdo é apresentado de forma dinâmica, por meio de vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.

Curso 100% online e sem tutoria
Objetivo do Curso: O curso de “Inclusão de Surdos em cursos à distância", visa promover a inclusão de surdos no ambiente virtual de aprendizagem, garantindo a igualdade de oportunidades e a plena participação dos alunos no processo educacional.
O curso, aborda conceitos como a importância da língua de sinais e da adaptação de materiais didáticos para atender às necessidades específicas dos alunos surdos, temas como comunicação alternativa, adaptação de currículos, uso de tecnologias assistivas e métodos de ensino em língua de sinais.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema e conhecimentos básicos de informática.
Público alvo: Professores e tutores que atuam em cursos na modalidade a distância e demais interessados.
Conteúdos:
Módulo I: Introdução à Inclusão de Surdos e à Cultura Surda
- Visão geral da inclusão e acessibilidade.
- Legislação e políticas relacionadas à educação inclusiva.
- O papel do professor/tutor na inclusão de surdos.
- Introdução à cultura surda.
- A importância da Língua de sinais na comunicação
- Comunicação alternativa e aumentativa (CAA).
- Tecnologias assistivas para surdos.
- Softwares e aplicativos para apoio à comunicação.
- Adaptação de materiais impressos e digitais.
- Acessibilidade em apresentações e recursos visuais.
- Criação de recursos didáticos acessíveis.
- Comunicação alternativa e aumentativa (CAA).
- Tecnologias assistivas para surdos.
- Softwares e aplicativos para apoio à comunicação.
- Adaptação de materiais impressos e digitais.
- Acessibilidade em apresentações e recursos visuais.
- Criação de recursos didáticos acessíveis.
Módulo IV: Estratégias para a Promoção da Inclusão
- Colaboração com intérpretes e profissionais de apoio.
- Inclusão social e emocional de alunos surdos.
- Resolução de conflitos e gerenciamento de desafios.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.
Objetivo do Curso: O curso de “Altas Habilidades e Superdotação - Práticas educacionais inclusivas” visa proporcionar uma compreensão sobre a inclusão como uma questão de pertencimento e de construção coletiva, de conceitos atuais sobre o que é inteligência e como identificar pessoas com Altas Habilidade e Superdotação no ambiente escolar e de compreender a importância das práticas educacionais inclusivas.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: Possuir graduação na área de Licenciatura ou curso de formação pedagógica na área e possuir interessados pelo tema.
Público alvo: Professores da rede pública de ensino, graduados licenciados e interessados:
a. Professores da Educação Básica que atuam em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
b. Professores de Educação Especial que atuam na área de Educação Especial, incluindo professores de salas de recursos multifuncionais, salas de aula especializadas, como apoio e demais profissionais envolvidos no atendimento de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – Introdução às Altas Habilidades e Superdotação
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Definições e conceitos.
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Características dos estudantes com altas habilidades e superdotação.
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Métodos de identificação.
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Ferramentas e instrumentos de avaliação.
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Papel dos educadores e das famílias.
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Princípios da educação inclusiva.
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Adaptações curriculares.
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Estratégias de ensino diferenciadas.
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Estímulo ao potencial dos estudantes.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.
Clique para entrar neste curso
Objetivo do Curso: O curso de “Letramento Racial ” visa proporcionar uma compreensão essencial sobre as questões raciais no Brasil. Destinado a servidores, alunos do IF Goiano e ao público em geral. O curso aborda conceitos e fundamentos do racismo com o objetivo de promover uma visão crítica e informada sobre desigualdades e dinâmicas raciais.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema e conhecimentos básicos de informática.
Público alvo: Servidores, alunos do IF Goiano e interessados.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – História, memória e legislação racial no Brasil
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Formação histórica do racismo no Brasil
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Racismo científico e institucionalização da desigualdade
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A Ideologia do Embranquecimento e políticas discriminatórias no Brasil republicano
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Trajetória do Movimento Negro e resistência histórica
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Políticas afirmativas e ações contemporâneas contra o racismo
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A construção social da raça
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Formas de racismo e suas manifestações
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Aspectos jurídicos do racismo e intolerância racial no Brasil
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Impacto na distribuição de direitos e oportunidades
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Relação entre racismo estrutural e meritocracia
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Padrões estéticos e a desvalorização de características afrodescendentes
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Estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Objetivo do Curso: O curso abordará os fundamentos da Educação Especial e da gestão escolar democrática, destacando sua importância para a promoção da inclusão e equidade na educação. Serão explorados conceitos e práticas relacionados à gestão participativa, colaborativa e comunicativa, com foco no envolvimento da comunidade escolar na tomada de decisões e na construção de projetos educativos inclusivos. Os participantes desenvolverão habilidades para implementar estratégias que garantam o acesso, a permanência e o sucesso educacional de todos os alunos, especialmente daqueles com deficiências e/ ou outras necessidades específicas. Além disso, compreenderão como fomentar uma cultura escolar inclusiva e respeitosa, valorizando a diversidade, o diálogo e a transparência no uso dos recursos financeiros.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Gestores de escolas da educação básica da rede pública que atuam com estudantes da educação especial e demais profissionais interessados pelo tema.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONSTRUÇÃO COLETIVA E PARTICIPATIVA
✔️ MÓDULO II – PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): FUNCIONALIDADE E GESTÃO
✔️ MÓDULO III – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) E PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL
✔️ MÓDULO IV – FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO PARA INCLUSÃO
✔️ MÓDULO V – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO
✔️ MÓDULO VI – FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EQUIPE ESCOLAR
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Objetivo do Curso:Neste curso serão abordados temas relativos à gestão democrática numa perspectiva inclusiva, tendo como elemento fundamental, compreender como o compromisso com o direito à educação que inclua a todos e cada um, requer uma gestão que seja efetivamente participativa. Para tanto, é necessário entender que as condições concretas da sociedade e escola implicam, de forma significativa, na construção de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Entendemos a educação inclusiva e a gestão democrática como processos em constantes modificações. Quando o objetivo da coletividade não é atingido, é preciso reconstruir o debate, redirecionando as práticas sociais e educacionais.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Servidores do IF Goiano (professores, gestores e técnicos administrativos) e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – DEFINIÇÕES, CONCEITOS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
✔️ MÓDULO II – ORGÃOS COLEGIADOS, CONSELHOS, ASSEMBLEIAS E ESCOLHA DE GESTORES NO CONTEXTO DA ESCOLA
✔️ MÓDULO III – A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO
✔️ MÓDULO IV - A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: ASPECTOS LEGAIS E POLÍTICOS EM INTERFACE COM A DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
✔️ MÓDULO V - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: AÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM
✔️ MÓDULO VI - O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Objetivo do Curso: O principal objetivo do curso é proporcionar a compreensão do alunado PAEE; da formação e atuação do professor de Educação Especial frente às peculiaridades do PAEE; e, por fim, como esta modalidade de ensino se materializa na escola por meio da SRM e do AEE, haja vista os conceitos de inclusão escolar e educação inclusiva que são mais amplos e abordam uma escola que seja para TODOS/AS.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – OS SUJEITOS PÚBLICO-ALVO DO AEE: O DILEMA DO ALVO EM QUESTÃO
✔️ MÓDULO II – FORMA(ÇÃO) E ATUA(ÇÃO) DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A AÇÃO EM FOCO
✔️ MÓDULO III – DIÁLOGOS ENTRE SRM, O AEE E ESPAÇOS FORMATIVOS: O ENTRELAÇAMENTO INCLUSIVO
✔️ MÓDULO IV – DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM INCLUSIVA
✔️ MÓDULO V – O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO
✔️ MÓDULO VI – A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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O curso apresenta e discute conceitos relacionados aos fundamentos históricos e políticos e da aprendizagem na Educação Especial e Inclusiva. As aulas estimulam, a partir de conhecimentos científicos e socialmente consolidados, a reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos sobre a Educação Especial e Inclusiva na perspectiva social da deficiência.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ Módulo I - Trajetória da construção social da deficiência
✔️ Módulo II - Inclusão como novo paradigma social
✔️ Módulo III - Pressupostos legais e políticos da Educação Especial e Inclusiva
✔️ Módulo IV - Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
✔️ Módulo VI - Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
✔️ Módulo V - Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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O curso Libras para Professores proporcionará aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos, levando-os a conhecer sinais, frases e aspectos gramaticais, possibilitando assim a aprendizagem de conversações básicas em Libras para o contexto de sala de aula. Espera-se que ao final do curso o concluinte seja capaz de conversar diretamente com o estudante surdo, sinta menos receio de conversar em Libras e desperte o interesse em aprofundar o estudo de sinais da Libras.
Carga horária: O curso terá 40 horas, com o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse em aprender conversação básica em Libras para ser capaz de conversar com o estudante surdo.
Conteúdos:
✔️ Módulo I -Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Panorama da Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Alfabeto Manual.
• Números em Libras.
✔️ Módulo II - Conversando com o estudante surdo I.
• Cumprimentos em Libras.
• Aspectos da Cultura Surda.
• Dias da Semana em Libras.
• Meses do Ano em Libras.
✔️ Módulo III - Conversando como estudante surdo II.
• Frases em Libras.
• A importância do trabalho colaborativo entre o professor e o intérprete educacional.
✔️ Módulo IV - Conversando como estudante surdo III.
• Frases em Libras.
• Inclusão comunicacional.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos por meio de vídeo aulas e textos.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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