Blog do site

Todo o mundo


O curso apresenta e discute conceitos relacionados aos fundamentos históricos e políticos e da aprendizagem na Educação Especial e Inclusiva.  As aulas estimulam, a partir de conhecimentos científicos e socialmente consolidados, a reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos sobre a Educação Especial e Inclusiva na perspectiva social da deficiência.

Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.

Conteúdos: 

✔️ Módulo I - Trajetória da construção social da deficiência
✔️ Módulo II - Inclusão como novo paradigma social
✔️ Módulo III - Pressupostos legais e políticos da Educação Especial e Inclusiva
✔️ Módulo IV - Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
✔️ Módulo VI - Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
✔️ Módulo V - Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso
[ Modificado: quarta, 26 fev 2025, 08:55 ]
 
por Cursos MOOC IF Goiano - quinta, 20 fev 2025, 10:04
Todo o mundo



O curso Libras para Professores proporcionará aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos, levando-os a conhecer sinais, frases e aspectos gramaticais, possibilitando assim a aprendizagem de conversações básicas em Libras para o contexto de sala de aula. Espera-se que ao final do curso o concluinte seja capaz de conversar diretamente com o estudante surdo, sinta menos receio de conversar em Libras e desperte o interesse em aprofundar o estudo de sinais da Libras. 

Carga horária: O curso terá 40 horas, com o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse em aprender conversação básica em Libras para ser capaz de conversar com o estudante surdo.

Conteúdos: 

✔️ Módulo I -Educação Bilíngue para estudantes surdos. 
• Panorama da Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Alfabeto Manual.
• Números em Libras.

✔️ Módulo II - Conversando com o estudante surdo I. 
• Cumprimentos em Libras.
• Aspectos da Cultura Surda.
• Dias da Semana em Libras.
• Meses do Ano em Libras.

✔️ Módulo III - Conversando como estudante surdo II.
• Frases em Libras.
• A importância do trabalho colaborativo entre o professor e o intérprete educacional.

✔️ Módulo IV - Conversando como estudante surdo III.
• Frases em Libras.
• Inclusão comunicacional.

Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos por meio de vídeo aulas e textos.

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso
[ Modificado: sexta, 21 fev 2025, 10:36 ]
 
Todo o mundo


Curso 100% online e sem tutoria

Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania). 

Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.

Ao concluir este curso, você será capaz de:

✔️ Compreender os fundamentos teóricos e conceituais da religião como fenômeno cultural e social, explorando seus elementos constitutivos e sua importância na formação das sociedades.

✔️ Analisar  a diversidade religiosa no contexto brasileiro, reconhecendo a pluralidade de tradições, símbolos e práticas que enriquecem nossa cultura.

✔️Desenvolver  uma perspectiva crítica e reflexiva sobre o papel da religião na construção da identidade cultural brasileira, valorizando o diálogo inter-religioso e o respeito mútuo.

Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60  dias para conclusão.

Idioma: Português

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.

Conteúdos

  • Definição do Conceito de Religião e Diversidade na Composição da Cultura Brasileira
  • Estudos sobre a experiência religiosa e sua conexão com o sagrado
  • A Diversidade Religiosa no Brasil
  • A Formação de uma Matriz Religiosa Brasileira: A Religião como Formação de Mundo(s)


Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades

Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.



Clique para entrar neste curso
[ Modificado: quarta, 22 jan 2025, 09:28 ]
 
Todo o mundo


Curso 100% online e sem tutoria

Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania). 

Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.

Ao concluir este curso, você será capaz de:

✔️ Compreender as causas e manifestações da intolerância religiosa no Brasil;

✔️ Avaliar as consequências dessa prática no ambiente escolar e discutir formas de preveni-la;

✔️Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade religiosa e enfrentem a intolerância nas escolas.

Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60  dias para conclusão.

Idioma: Português

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.

Conteúdos

  • Intolerância Religiosa no Contexto Escolar
  • Legislação e Direitos Relacionados à Liberdade Religiosa no Ambiente Escolar
  • O Contexto Escolar e Estratégias de Prevenção à Intolerância Religiosa 
  • Prevenção, Intervenção e Construção de um Ambiente Escolar Inclusivo


Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades

Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.


Clique para entrar neste curso
[ Modificado: quarta, 22 jan 2025, 09:30 ]
 
por Cursos MOOC IF Goiano - terça, 21 jan 2025, 11:25
Todo o mundo



O curso de “Curadoria da Informação” tem por objetivo oportunizar aos docentes de Língua Portuguesa uma formação continuada em Curadoria da Informação com o propósito de auxiliar os professores nas práticas pedagógicas relacionadas aos gêneros oriundos da internet a fim de desenvolver a Competência 5, proposta pela BNCC (2018). 

Carga horária: 50 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Docentes e demais profissionais da educação pertencentes a comunidade interna ou externa ao IF Goiano, que tenham interesse em aprofundar no tema.

Conteúdos: 

✔️ Módulo I - Informação, Multimodalidade e Multissemiose. 
• A transmutação de gêneros textuais.
• A Internet como esfera do discurso.
• Definição dos conceitos de multimodalidade e multissemiose.
• Aplicação dos conceitos em textos retirados da internet.

✔️ Módulo II - BNCC, Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. 
• Bases epistemológicas da BNCC. A cultura digital.
• Formação e desenvolvimento do pensamento computacional.

✔️ Módulo III - Curadoria da Informação. 
• O que é curadoria da informação.
• Como se tornar um curador da informação.
• (Des)Informação.
• Fake News e manipulação de informação.
• A Curadoria da informação nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na produção textual.
• Aplicação dos conceitos no contexto da sala de aula.


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 3 (três) módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades avaliativas.

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso
[ Modificado: quarta, 22 jan 2025, 10:29 ]
 
Todo o mundo

 Curso 100% online e sem tutoria


O curso de redação “Trilha Enem” é destinado a quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para vestibulares ou para certames públicos. O objetivo principal é desenvolver as competências e habilidades necessárias para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. 







Carga horária: 60 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.


Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.


Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.


Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.


Público alvo: Professores da educação básica e do ensino superior, alunos do ensino médio e superior e demais interessados.


Conteúdos: 

  • Módulo I - Gêneros e tipos textuais e suas classificações: Neste módulo, serão trabalhados os tipos e gêneros textuais, suas classificações e exemplos com o objetivo de identificar os tipos de textos na produção textual (redação) para uma melhor compreensão de como aplicar esses conceitos na produção textual. 
  • Módulo II - Conceitos sobre a estrutura do texto dissertativo e argumentativo: Neste módulo, serão abordados conceitos do texto dissertativo-argumentativo, apresentando sua estrutura, características, macro e microestrutura textual, além de tratar da construção do projeto de texto e compreensão de um tema.
  • Módulo III - Mecanismos estruturais de coesão e coerência textual. Principais “erros” na construção do texto dissertativo-argumentativo: Aqui serão trabalhados os mecanismos de coesão e coerência, suas classificações e exemplos com o objetivo de aprender conectar partes do texto na produção textual. Também serão apresentados os principais erros gramaticais na produção textual. 
  • Módulo IV - Explanação das cinco competências cobradas no Enem: Neste módulo, serão discutidas as cinco competências que a avaliação do Enem cobra da produção textual (texto dissertativo-argumentativo) e também as especificidades de cada uma dessas competências. 
  • Módulo V - Tratar sobre os repertórios socioculturais. Apresentar os principais erros na construção do texto dissertativo-argumentativo: Neste último módulo, será abordado o repertório sociocultural com o intuito de identificar onde será apresentado os seus conceitos e definições, os acontecimentos relevantes, os eixos temáticos importantes, os teóricos e intelectuais, as obras literárias, os filmes, as séries e documentários. Também será orientado em como utilizar esses mecanismos de forma adequada. Os principais “erros” na construção textual:
  • Concordância verbal e nominal incorretas
  • Pontuação inadequada
  • Erro de acentuação gráfica
  • Uso incorreto da crase
  • Erros de ortografia
  • Erros de coesão e coerência
  • Usar ou não o título.

Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, fóruns, textos e atividades avaliativas.


Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso
[ Modificado: terça, 22 out 2024, 16:28 ]
 
Todo o mundo

Sejam bem-vindo(a) ao curso “Como construir salas virtuais interativas e dialógicas”

O curso visa auxiliar professores a compreender e implementar algumas formas e técnicas na construção de um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O conteúdo é destinado aos docentes e demais profissionais da educação, interessados em utilizar recursos interativos na criação de salas virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

. Espera-se que o concluinte deste curso aprenda conceitos referentes à:

  • EaD e Ambiente Virtual de Aprendizagem 

  • Metodologias Ativas de Aprendizagem 

  • Métodos Ativos de Aprendizagem 

  • Conhecendo o Moodle 

  • Introdução ao Moodle

  • Introdução à Gamificação no Moodle

O curso possui uma carga horária de 25h e está organizado em três módulos, a saber:


Módulo 1 -  Mediação Pedagógica na EaD
Neste módulo, serão explorados os conceitos e princípios relacionados à Mediação Pedagógica na modalidade de Educação a Distância. Serão disponibilizados vídeos introdutórios que abordam o tema do ensino à distância, especialmente dentro do contexto do IF Goiano. Além disso, serão discutidos conceitos essenciais da EaD, bem como o papel desempenhado pelo mediador na prática do professor tutor, ou seja, aquele que orienta e apoia os alunos no processo de aprendizagem mediado pela tecnologia.


Módulo 2 Metodologias Ativas de Aprendizagem
Aqui serão apresentadas as Metodologias Ativas de Aprendizagem, assim como os Métodos Ativos de Aprendizagem. Isso será feito através da utilização de jogos interativos com o propósito de avaliar o conhecimento dos participantes sobre o tema. Serão exploradas abordagens de ensino que envolvem a participação ativa dos alunos, com ênfase em estratégias de aprendizagem dinâmicas e engajadoras.

Módulo 3 Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Neste módulo, você terá a oportunidade de se familiarizar com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e com o conceito de gamificação, que consiste na aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos para motivar e engajar os usuários. Além disso, desenvolverá habilidades para interagir de forma eficaz dentro desses ambientes virtuais, o que pode incluir participação ativa em discussões, realização de atividades, entre outras formas de engajamento.


Atenção!
Ao concluir os três módulos você terá acesso às abas "Avaliação do Curso" e "Certificado de Conclusão". Você só terá acesso a essas duas abas após realizar todas as atividades dos módulos anteriores.
O curso não pretende esgotar todo o conhecimento acerca  do tema, no entanto, servirá de guia para você ter condições posteriores de aprofundar os seus conhecimentos.
O conteúdo de cada módulo é apresentado em forma de textos, vídeos, e uma pequena atividade avaliativa, onde o você deverá obter no mínimo 60% de aproveitamento para a emissão do certificado.
O módulo seguinte somente ficará disponível se você acessar todo o conteúdo disponibilizado no módulo corrente e responder seu respectivo questionário.


Avaliação do curso –  Você deverá realizar todas as atividades do módulo e ao final responder o questionário de avaliação de satisfação do curso, com intuito de melhoria para as próximas ofertas. 


Emissão do Certificado: Para a emissão do certificado você deverá realizar a atividade avaliativa de cada módulo como critério de aprovação, e com isso  precisará obrigatoriamente realizar todo percurso proposto, devendo alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.

Clique para entrar neste curso
[ Modificado: quarta, 29 mai 2024, 10:59 ]
 
Todo o mundo

Curso 100% online e sem tutoria

O curso “Matemática básica: Funções” tem como objetivo proporcionar ao estudante dos anos iniciais dos cursos superiores, nas disciplinas de "Cálculo diferencial e integral"  e, também aos interessados, uma alternativa na busca de atualizar, aprimorar e, até mesmo, praticar os conhecimentos na área de matemática do ensino básico no conteúdo de funções.

Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de 2 (dois) meses para conclusão, contando a partir do momento de inscrição. Caso ultrapasse esse tempo, será necessário realizar outra matrícula e reiniciar o curso.

Idioma: Português

Requisitos técnicos: Para a realização do curso, o interessado precisará ter acesso a um computador ou aparelho celular, com acesso à internet, visto que o curso será disponibilizado em plataforma online oferecida pela instituição, e também precisada de material como caderno, lápis, borracha, calculadora, etc. para a prática na resolução dos exercício.


Pré-requisitos para o curso: Conhecimento dos conteúdos apresentados no ensino básico referente ao ensino fundamental.


Público alvo: Estudantes  das disciplinas de “cálculo diferencial e integral” e demais interessados.


Conteúdos:

  • Módulo 1:  Função e Função Afim 
  • Módulo 2: Função Quadrática 
  • Módulo 3: Função Exponencial 
  • Módulo 4: Função Logarítmica

Metodologia: O estudante precisará de um computador ou celular com internet para acessar a plataforma da instituição e também de papel e lápis ou caneta, para realizar as atividades.


Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso
[ Modificado: terça, 20 fev 2024, 09:53 ]
 
por Cursos MOOC IF Goiano - segunda, 14 ago 2023, 13:41
Todo o mundo

Curso 100% online e sem tutoria

O curso tem como objetivo introduzir o conhecimento técnico e teórico de gravação de videoaulas com dicas importantes na produção de um roteiro e na organização de tempo e apresentação na hora de gravar.


Carga horária: 30 horas, com prazo máximo de 45 dias para conclusão.

Idioma: Português

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos: Interessados pelo tema do curso.

Público-alvo: Interessados em geral.



Conteúdos:


  • Pré-Produção de videoaula
Neste módulo é ensinado os primeiros passos para iniciar a gravação de uma videoaula, destacando a primeira e fundamental ferramenta: o planejamento, que vem a ser a definição do conteúdo a ser apresentado, o público-alvo e o objetivo da aula, seguido da escolha do tipo e modelo de roteiro de videoaulas a ser utilizado, e o adequação do ambiente para a gravação.

  • Produção de videoaula

Aqui serão apresentadas dicas sobre o tempo ideal para gravação de uma videoaula e como organizar o tempo para apresentação do conteúdo se tornar interessante, prendendo a atenção do aluno até o fim da aula. Também são dadas dicas importantes de como fazer uma boa apresentação do vídeo (organizar a composição das cores nos textos, imagens e visual) e como perder a timidez e controlar a ansiedade nas gravações de vídeo.


  • Pós-Produção de videoaula
Neste módulo será explicado como editar e complementar o material já gravado para que ele fique mais atrativo e relevante, também será apresentado algumas dicas para armazenamento de arquivo e publicação no canal YouTube.

Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades

Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.


Clique para entrar neste curso

[ Modificado: terça, 20 fev 2024, 09:55 ]
 
Todo o mundo

Curso 100% online e sem tutoria

O curso tem como objetivo abordar os principais tópicos referente ao Framework Django de modo prático. Será utilizado o Framework para construir, com base na teoria apresentada ao longo deste curso, um sistema web denominado Acadêmico


Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de 02(dois) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português


Requisitos técnicos: 

  • Conexão mínima de 5Mbps
  • Sistema operacional Windows 10 ou Linux (qualquer distribuição)
  •  Ferramentas Python, Git e IDE de desenvolvimento instaladas


Pré-requisitos para o curso: 

  • Conhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript
  •  Python básico (variáveis, loops, funções e Orientação à Objetos)
  • Conhecimento sobre linha de comando
  •  Conhecimentos básicos da ferramenta GIT


Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos e de graduação na área de tecnologia da informação e estende-se a todos que tenham interesse em desenvolvimento web


Conteúdo:


Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades.


Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a avaliação de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso

[ Modificado: domingo, 18 fev 2024, 20:29 ]