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Objetivo do Curso: O curso de “Altas Habilidades e Superdotação - Práticas educacionais inclusivas” visa proporcionar uma compreensão sobre a inclusão como uma questão de pertencimento e de construção coletiva, de conceitos atuais sobre o que é inteligência e como identificar pessoas com Altas Habilidade e Superdotação no ambiente escolar e de compreender a importância das práticas educacionais inclusivas.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: Possuir graduação na área de Licenciatura ou curso de formação pedagógica na área e possuir interessados pelo tema.
Público alvo: Professores da rede pública de ensino, graduados licenciados e interessados:
a. Professores da Educação Básica que atuam em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
b. Professores de Educação Especial que atuam na área de Educação Especial, incluindo professores de salas de recursos multifuncionais, salas de aula especializadas, como apoio e demais profissionais envolvidos no atendimento de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – Introdução às Altas Habilidades e Superdotação
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Definições e conceitos.
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Características dos estudantes com altas habilidades e superdotação.
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Métodos de identificação.
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Ferramentas e instrumentos de avaliação.
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Papel dos educadores e das famílias.
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Princípios da educação inclusiva.
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Adaptações curriculares.
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Estratégias de ensino diferenciadas.
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Estímulo ao potencial dos estudantes.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.
Clique para entrar neste curso

Objetivo do Curso: O curso de “Letramento Racial ” visa proporcionar uma compreensão essencial sobre as questões raciais no Brasil. Destinado a servidores, alunos do IF Goiano e ao público em geral. O curso aborda conceitos e fundamentos do racismo com o objetivo de promover uma visão crítica e informada sobre desigualdades e dinâmicas raciais.
Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema e conhecimentos básicos de informática.
Público alvo: Servidores, alunos do IF Goiano e interessados.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – História, memória e legislação racial no Brasil
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Formação histórica do racismo no Brasil
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Racismo científico e institucionalização da desigualdade
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A Ideologia do Embranquecimento e políticas discriminatórias no Brasil republicano
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Trajetória do Movimento Negro e resistência histórica
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Políticas afirmativas e ações contemporâneas contra o racismo
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A construção social da raça
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Formas de racismo e suas manifestações
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Aspectos jurídicos do racismo e intolerância racial no Brasil
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Impacto na distribuição de direitos e oportunidades
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Relação entre racismo estrutural e meritocracia
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Padrões estéticos e a desvalorização de características afrodescendentes
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Estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Objetivo do Curso: O curso abordará os fundamentos da Educação Especial e da gestão escolar democrática, destacando sua importância para a promoção da inclusão e equidade na educação. Serão explorados conceitos e práticas relacionados à gestão participativa, colaborativa e comunicativa, com foco no envolvimento da comunidade escolar na tomada de decisões e na construção de projetos educativos inclusivos. Os participantes desenvolverão habilidades para implementar estratégias que garantam o acesso, a permanência e o sucesso educacional de todos os alunos, especialmente daqueles com deficiências e/ ou outras necessidades específicas. Além disso, compreenderão como fomentar uma cultura escolar inclusiva e respeitosa, valorizando a diversidade, o diálogo e a transparência no uso dos recursos financeiros.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Gestores de escolas da educação básica da rede pública que atuam com estudantes da educação especial e demais profissionais interessados pelo tema.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONSTRUÇÃO COLETIVA E PARTICIPATIVA
✔️ MÓDULO II – PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): FUNCIONALIDADE E GESTÃO
✔️ MÓDULO III – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) E PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL
✔️ MÓDULO IV – FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO PARA INCLUSÃO
✔️ MÓDULO V – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO
✔️ MÓDULO VI – FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EQUIPE ESCOLAR
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Objetivo do Curso:Neste curso serão abordados temas relativos à gestão democrática numa perspectiva inclusiva, tendo como elemento fundamental, compreender como o compromisso com o direito à educação que inclua a todos e cada um, requer uma gestão que seja efetivamente participativa. Para tanto, é necessário entender que as condições concretas da sociedade e escola implicam, de forma significativa, na construção de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Entendemos a educação inclusiva e a gestão democrática como processos em constantes modificações. Quando o objetivo da coletividade não é atingido, é preciso reconstruir o debate, redirecionando as práticas sociais e educacionais.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Servidores do IF Goiano (professores, gestores e técnicos administrativos) e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – DEFINIÇÕES, CONCEITOS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
✔️ MÓDULO II – ORGÃOS COLEGIADOS, CONSELHOS, ASSEMBLEIAS E ESCOLHA DE GESTORES NO CONTEXTO DA ESCOLA
✔️ MÓDULO III – A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO
✔️ MÓDULO IV - A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: ASPECTOS LEGAIS E POLÍTICOS EM INTERFACE COM A DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
✔️ MÓDULO V - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: AÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM
✔️ MÓDULO VI - O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Objetivo do Curso: O principal objetivo do curso é proporcionar a compreensão do alunado PAEE; da formação e atuação do professor de Educação Especial frente às peculiaridades do PAEE; e, por fim, como esta modalidade de ensino se materializa na escola por meio da SRM e do AEE, haja vista os conceitos de inclusão escolar e educação inclusiva que são mais amplos e abordam uma escola que seja para TODOS/AS.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ MÓDULO I – OS SUJEITOS PÚBLICO-ALVO DO AEE: O DILEMA DO ALVO EM QUESTÃO
✔️ MÓDULO II – FORMA(ÇÃO) E ATUA(ÇÃO) DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A AÇÃO EM FOCO
✔️ MÓDULO III – DIÁLOGOS ENTRE SRM, O AEE E ESPAÇOS FORMATIVOS: O ENTRELAÇAMENTO INCLUSIVO
✔️ MÓDULO IV – DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM INCLUSIVA
✔️ MÓDULO V – O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO
✔️ MÓDULO VI – A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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O curso apresenta e discute conceitos relacionados aos fundamentos históricos e políticos e da aprendizagem na Educação Especial e Inclusiva. As aulas estimulam, a partir de conhecimentos científicos e socialmente consolidados, a reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos sobre a Educação Especial e Inclusiva na perspectiva social da deficiência.
Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.
Conteúdos:
✔️ Módulo I - Trajetória da construção social da deficiência
✔️ Módulo II - Inclusão como novo paradigma social
✔️ Módulo III - Pressupostos legais e políticos da Educação Especial e Inclusiva
✔️ Módulo IV - Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
✔️ Módulo VI - Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
✔️ Módulo V - Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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O curso Libras para Professores proporcionará aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos, levando-os a conhecer sinais, frases e aspectos gramaticais, possibilitando assim a aprendizagem de conversações básicas em Libras para o contexto de sala de aula. Espera-se que ao final do curso o concluinte seja capaz de conversar diretamente com o estudante surdo, sinta menos receio de conversar em Libras e desperte o interesse em aprofundar o estudo de sinais da Libras.
Carga horária: O curso terá 40 horas, com o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse em aprender conversação básica em Libras para ser capaz de conversar com o estudante surdo.
Conteúdos:
✔️ Módulo I -Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Panorama da Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Alfabeto Manual.
• Números em Libras.
✔️ Módulo II - Conversando com o estudante surdo I.
• Cumprimentos em Libras.
• Aspectos da Cultura Surda.
• Dias da Semana em Libras.
• Meses do Ano em Libras.
✔️ Módulo III - Conversando como estudante surdo II.
• Frases em Libras.
• A importância do trabalho colaborativo entre o professor e o intérprete educacional.
✔️ Módulo IV - Conversando como estudante surdo III.
• Frases em Libras.
• Inclusão comunicacional.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos por meio de vídeo aulas e textos.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.
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Curso 100% online e sem tutoria
Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania).
Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.
Ao concluir este curso, você será capaz de:
✔️ Compreender os fundamentos teóricos e conceituais da religião como fenômeno cultural e social, explorando seus elementos constitutivos e sua importância na formação das sociedades.
✔️ Analisar a diversidade religiosa no contexto brasileiro, reconhecendo a pluralidade de tradições, símbolos e práticas que enriquecem nossa cultura.
✔️Desenvolver uma perspectiva crítica e reflexiva sobre o papel da religião na construção da identidade cultural brasileira, valorizando o diálogo inter-religioso e o respeito mútuo.
Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60 dias para conclusão.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.
Conteúdos
- Definição do Conceito de Religião e Diversidade na Composição da Cultura Brasileira
- Estudos sobre a experiência religiosa e sua conexão com o sagrado
- A Diversidade Religiosa no Brasil
- A Formação de uma Matriz Religiosa Brasileira: A Religião como Formação de Mundo(s)
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
Curso 100% online e sem tutoria
Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania).
Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.
Ao concluir este curso, você será capaz de:
✔️ Compreender as causas e manifestações da intolerância religiosa no Brasil;
✔️ Avaliar as consequências dessa prática no ambiente escolar e discutir formas de preveni-la;
✔️Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade religiosa e enfrentem a intolerância nas escolas.
Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60 dias para conclusão.
Idioma: Português
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.
Conteúdos
- Intolerância Religiosa no Contexto Escolar
- Legislação e Direitos Relacionados à Liberdade Religiosa no Ambiente Escolar
- O Contexto Escolar e Estratégias de Prevenção à Intolerância Religiosa
- Prevenção, Intervenção e Construção de um Ambiente Escolar Inclusivo
Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.
O curso de “Curadoria da Informação” tem por objetivo oportunizar aos docentes de Língua Portuguesa uma formação continuada em Curadoria da Informação com o propósito de auxiliar os professores nas práticas pedagógicas relacionadas aos gêneros oriundos da internet a fim de desenvolver a Competência 5, proposta pela BNCC (2018).
Carga horária: 50 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.
Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.
Público alvo: Docentes e demais profissionais da educação pertencentes a comunidade interna ou externa ao IF Goiano, que tenham interesse em aprofundar no tema.
Conteúdos:
✔️ Módulo I - Informação, Multimodalidade e Multissemiose.
• A transmutação de gêneros textuais.
• A Internet como esfera do discurso.
• Definição dos conceitos de multimodalidade e multissemiose.
• Aplicação dos conceitos em textos retirados da internet.
✔️ Módulo II - BNCC, Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional.
• Bases epistemológicas da BNCC. A cultura digital.
• Formação e desenvolvimento do pensamento computacional.
✔️ Módulo III - Curadoria da Informação.
• O que é curadoria da informação.
• Como se tornar um curador da informação.
• (Des)Informação.
• Fake News e manipulação de informação.
• A Curadoria da informação nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na produção textual.
• Aplicação dos conceitos no contexto da sala de aula.
Metodologia: O conteúdo está apresentado em 3 (três) módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades avaliativas.
Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.
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