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Objetivo do Curso: O curso de “Altas Habilidades e Superdotação - Práticas educacionais inclusivas” visa proporcionar uma compreensão sobre a inclusão como uma questão de pertencimento e de construção coletiva, de conceitos atuais sobre o que é inteligência e como identificar pessoas com Altas Habilidade e Superdotação no ambiente escolar e de compreender a importância das práticas educacionais inclusivas.

Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.

Pré-requisitos para o curso: Possuir graduação na área de Licenciatura ou curso de formação pedagógica na área e possuir interessados pelo tema.

Público alvo: Professores da rede pública de ensino, graduados licenciados e interessados: 

a. Professores da Educação Básica que atuam em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

b. Professores de Educação Especial que atuam na área de Educação Especial, incluindo professores de salas de recursos multifuncionais, salas de aula especializadas, como apoio e demais profissionais envolvidos no atendimento de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas.

Conteúdos: 

✔️ MÓDULO I – Introdução às Altas Habilidades e Superdotação

  •  Definições e conceitos. 

  • Características dos estudantes com altas habilidades e superdotação.

✔️ MÓDULO II – Identificação e Avaliação

  • Métodos de identificação. 

  • Ferramentas e instrumentos de avaliação. 

  •  Papel dos educadores e das famílias.

✔️ MÓDULO III – Práticas Educacionais Inclusivas

  •  Princípios da educação inclusiva. 

  • Adaptações curriculares. 

  •  Estratégias de ensino diferenciadas. 

  •  Estímulo ao potencial dos estudantes.


Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, textos e atividades avaliativas.

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.


Clique para entrar neste curso

[ Modificado: sexta, 16 mai 2025, 10:54 ]
 
por Cursos MOOC IF Goiano - terça, 29 abr 2025, 10:14
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Objetivo do Curso: O curso de “Letramento Racial ” visa proporcionar uma compreensão essencial sobre as questões raciais no Brasil. Destinado a servidores, alunos do IF Goiano e ao público em geral. O curso aborda conceitos e fundamentos do racismo com o objetivo de promover uma visão crítica e informada sobre desigualdades e dinâmicas raciais.

Carga horária: 40 horas, com o prazo máximo de até (60 dias) sessenta dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone: um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um computador ou um smartphone.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema e conhecimentos básicos de informática.

Público alvo: Servidores, alunos do IF Goiano e interessados.

Conteúdos: 

✔️ MÓDULO I – História, memória e legislação racial no Brasil 

  • Formação histórica do racismo no Brasil

  • Racismo científico e institucionalização da desigualdade 

  • A Ideologia do Embranquecimento e políticas discriminatórias no Brasil republicano

  • Trajetória do Movimento Negro e resistência histórica

  • Políticas afirmativas e ações contemporâneas contra o racismo

✔️ MÓDULO II – O processo de dominação étnico-racial

  • A construção social da raça 

  • Formas de racismo e suas manifestações

  • Aspectos jurídicos do racismo e intolerância racial no Brasil 

✔️ MÓDULO III – Privilégio e exclusão: o impacto do racismo

  • Impacto na distribuição de direitos e oportunidades

  • Relação entre racismo estrutural e meritocracia

  • Padrões estéticos e a desvalorização de características afrodescendentes

  • Estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural

Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens,  textos e atividades avaliativas.

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: segunda, 12 mai 2025, 08:27 ]
 
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Objetivo do Curso: O curso abordará os fundamentos da Educação Especial e da gestão escolar democrática, destacando sua importância para a promoção da inclusão e equidade na educação. Serão explorados conceitos e práticas relacionados à gestão participativa, colaborativa e comunicativa, com foco no envolvimento da comunidade escolar na tomada de decisões e na construção de projetos educativos inclusivos. Os participantes desenvolverão habilidades para implementar estratégias que garantam o acesso, a permanência e o sucesso educacional de todos os alunos, especialmente daqueles com deficiências e/ ou outras necessidades específicas. Além disso, compreenderão como fomentar uma cultura escolar inclusiva e respeitosa, valorizando a diversidade, o diálogo e a transparência no uso dos recursos financeiros.

Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Gestores de escolas da educação básica da rede pública que atuam com estudantes da educação especial e demais profissionais interessados pelo tema.

Conteúdos: 

✔️ MÓDULO I – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONSTRUÇÃO COLETIVA E PARTICIPATIVA
✔️ MÓDULO II – PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): FUNCIONALIDADE E GESTÃO
✔️ MÓDULO III – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) E PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL
✔️ MÓDULO IV – FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO PARA INCLUSÃO
✔️ MÓDULO V – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO
✔️ MÓDULO VI – FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EQUIPE ESCOLAR


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: quarta, 23 abr 2025, 16:22 ]
 
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Objetivo do Curso:Neste curso serão abordados temas relativos à gestão democrática numa perspectiva inclusiva, tendo como elemento fundamental, compreender como o compromisso com o direito à educação que inclua a todos e cada um, requer uma gestão que seja efetivamente participativa. Para tanto, é necessário entender que as condições concretas da sociedade e escola implicam, de forma significativa, na construção de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Entendemos a educação inclusiva e a gestão democrática como processos em constantes modificações. Quando o objetivo da coletividade não é atingido, é preciso reconstruir o debate, redirecionando as práticas sociais e educacionais.

Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Servidores do IF Goiano (professores, gestores e técnicos administrativos) e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.

Conteúdos: 

✔️ MÓDULO I – DEFINIÇÕES, CONCEITOS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
✔️ MÓDULO II – ORGÃOS COLEGIADOS, CONSELHOS, ASSEMBLEIAS E ESCOLHA DE GESTORES NO CONTEXTO DA ESCOLA
✔️ MÓDULO III – A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO
✔️ MÓDULO IV - A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: ASPECTOS LEGAIS E POLÍTICOS EM INTERFACE COM A DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
✔️ MÓDULO V - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: AÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM
✔️ MÓDULO VI - O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: quarta, 23 abr 2025, 16:23 ]
 
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Objetivo do Curso: O principal objetivo do curso é proporcionar a compreensão do alunado PAEE; da formação e atuação do professor de Educação Especial frente às peculiaridades do PAEE; e, por fim, como esta modalidade de ensino se materializa na escola por meio da SRM e do AEE, haja vista os conceitos de inclusão escolar e educação inclusiva que são mais amplos e abordam uma escola que seja para TODOS/AS.

Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.

Conteúdos: 

✔️ MÓDULO I – OS SUJEITOS PÚBLICO-ALVO DO AEE: O DILEMA DO ALVO EM QUESTÃO
✔️ MÓDULO II – FORMA(ÇÃO) E ATUA(ÇÃO) DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A AÇÃO EM FOCO
✔️ MÓDULO III – DIÁLOGOS ENTRE SRM, O AEE E ESPAÇOS FORMATIVOS: O ENTRELAÇAMENTO INCLUSIVO
✔️ MÓDULO IV – DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM INCLUSIVA
✔️ MÓDULO V – O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO
✔️ MÓDULO VI – A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: quarta, 12 mar 2025, 16:00 ]
 
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O curso apresenta e discute conceitos relacionados aos fundamentos históricos e políticos e da aprendizagem na Educação Especial e Inclusiva.  As aulas estimulam, a partir de conhecimentos científicos e socialmente consolidados, a reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos sobre a Educação Especial e Inclusiva na perspectiva social da deficiência.

Carga horária: O curso terá 60 horas, com o prazo máximo de 4 (quatro) meses para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Professores, gestores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da educação especial e inclusiva.

Conteúdos: 

✔️ Módulo I - Trajetória da construção social da deficiência
✔️ Módulo II - Inclusão como novo paradigma social
✔️ Módulo III - Pressupostos legais e políticos da Educação Especial e Inclusiva
✔️ Módulo IV - Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
✔️ Módulo VI - Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
✔️ Módulo V - Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 6 módulos, contendo Materiais básicos (textos, slides, videoaulas, podcast e outros), materiais complementares (textos, sites, vídeos que objetivam um aprofundamento sobre os tópicos) e avaliações (questionário ao final de cada unidade para auxiliar a sintetizar a compreensão dos conteúdos).

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: quarta, 26 fev 2025, 08:55 ]
 
por Cursos MOOC IF Goiano - quinta, 20 fev 2025, 10:04
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O curso Libras para Professores proporcionará aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos, levando-os a conhecer sinais, frases e aspectos gramaticais, possibilitando assim a aprendizagem de conversações básicas em Libras para o contexto de sala de aula. Espera-se que ao final do curso o concluinte seja capaz de conversar diretamente com o estudante surdo, sinta menos receio de conversar em Libras e desperte o interesse em aprofundar o estudo de sinais da Libras. 

Carga horária: O curso terá 40 horas, com o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse em aprender conversação básica em Libras para ser capaz de conversar com o estudante surdo.

Conteúdos: 

✔️ Módulo I -Educação Bilíngue para estudantes surdos. 
• Panorama da Educação Bilíngue para estudantes surdos.
• Alfabeto Manual.
• Números em Libras.

✔️ Módulo II - Conversando com o estudante surdo I. 
• Cumprimentos em Libras.
• Aspectos da Cultura Surda.
• Dias da Semana em Libras.
• Meses do Ano em Libras.

✔️ Módulo III - Conversando como estudante surdo II.
• Frases em Libras.
• A importância do trabalho colaborativo entre o professor e o intérprete educacional.

✔️ Módulo IV - Conversando como estudante surdo III.
• Frases em Libras.
• Inclusão comunicacional.

Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos por meio de vídeo aulas e textos.

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas por módulo, alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso e responder a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: sexta, 21 fev 2025, 10:36 ]
 
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Curso 100% online e sem tutoria

Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania). 

Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.

Ao concluir este curso, você será capaz de:

✔️ Compreender os fundamentos teóricos e conceituais da religião como fenômeno cultural e social, explorando seus elementos constitutivos e sua importância na formação das sociedades.

✔️ Analisar  a diversidade religiosa no contexto brasileiro, reconhecendo a pluralidade de tradições, símbolos e práticas que enriquecem nossa cultura.

✔️Desenvolver  uma perspectiva crítica e reflexiva sobre o papel da religião na construção da identidade cultural brasileira, valorizando o diálogo inter-religioso e o respeito mútuo.

Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60  dias para conclusão.

Idioma: Português

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da diversidade religiosa no Brasil.

Conteúdos

  • Definição do Conceito de Religião e Diversidade na Composição da Cultura Brasileira
  • Estudos sobre a experiência religiosa e sua conexão com o sagrado
  • A Diversidade Religiosa no Brasil
  • A Formação de uma Matriz Religiosa Brasileira: A Religião como Formação de Mundo(s)


Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades

Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.



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[ Modificado: quarta, 22 jan 2025, 09:28 ]
 
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Curso 100% online e sem tutoria

Este curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Goiano e a Coordenação Geral de Promoção da Liberdade Religiosa (Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania). 

Ele foi desenvolvido para capacitar professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.

Ao concluir este curso, você será capaz de:

✔️ Compreender as causas e manifestações da intolerância religiosa no Brasil;

✔️ Avaliar as consequências dessa prática no ambiente escolar e discutir formas de preveni-la;

✔️Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade religiosa e enfrentem a intolerância nas escolas.

Carga horária: 40 horas, com prazo máximo de 60  dias para conclusão.

Idioma: Português

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Público-alvo: Professores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados em compreender e atuar frente à temática da intolerância religiosa no contexto escolar.

Conteúdos

  • Intolerância Religiosa no Contexto Escolar
  • Legislação e Direitos Relacionados à Liberdade Religiosa no Ambiente Escolar
  • O Contexto Escolar e Estratégias de Prevenção à Intolerância Religiosa 
  • Prevenção, Intervenção e Construção de um Ambiente Escolar Inclusivo


Metodologia: O conteúdo está apresentado em módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades

Certificado: Para a emissão do certificado, deve-se realizar as atividades avaliativas, alcançando um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, além de realizar a avaliação de satisfação.


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[ Modificado: quarta, 22 jan 2025, 09:30 ]
 
por Cursos MOOC IF Goiano - terça, 21 jan 2025, 11:25
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O curso de “Curadoria da Informação” tem por objetivo oportunizar aos docentes de Língua Portuguesa uma formação continuada em Curadoria da Informação com o propósito de auxiliar os professores nas práticas pedagógicas relacionadas aos gêneros oriundos da internet a fim de desenvolver a Competência 5, proposta pela BNCC (2018). 

Carga horária: 50 horas, com o prazo máximo de até (120) cento e vinte dias para a sua conclusão. Caso não consiga concluir dentro do prazo determinado, precisará se inscrever novamente para realizá-lo em sua plenitude.

Idioma: Português, com algumas referências complementares em inglês.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Possuir interesse no tema.

Público alvo: Docentes e demais profissionais da educação pertencentes a comunidade interna ou externa ao IF Goiano, que tenham interesse em aprofundar no tema.

Conteúdos: 

✔️ Módulo I - Informação, Multimodalidade e Multissemiose. 
• A transmutação de gêneros textuais.
• A Internet como esfera do discurso.
• Definição dos conceitos de multimodalidade e multissemiose.
• Aplicação dos conceitos em textos retirados da internet.

✔️ Módulo II - BNCC, Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. 
• Bases epistemológicas da BNCC. A cultura digital.
• Formação e desenvolvimento do pensamento computacional.

✔️ Módulo III - Curadoria da Informação. 
• O que é curadoria da informação.
• Como se tornar um curador da informação.
• (Des)Informação.
• Fake News e manipulação de informação.
• A Curadoria da informação nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na produção textual.
• Aplicação dos conceitos no contexto da sala de aula.


Metodologia: O conteúdo está apresentado em 3 (três) módulos com vídeos, imagens, links, textos e atividades avaliativas.

Certificado de conclusão do curso: Para a emissão do certificado  deve realizar as atividades avaliativas sendo necessário alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60% no curso, bem como realizar a pesquisa de satisfação do curso.


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[ Modificado: quarta, 22 jan 2025, 10:29 ]